21 de ago. de 2011

Primeiro dia na creche, e agora?

" É o Primeiro dia
que na creche vou ficar.
Mamã e papá,
é bem natural
que possa chorar
mas só um pouquinho.
Se o caso for sério,
eu não me calar,
fiquem descansados
que a minha Educadora
vos irá telefonar. "


É certo que o primeiro dia na creche para uma criança é muito difícil, mas para os pais também é uma barreira muito grande a ser enfrentada.
Muitos estão se separando de seus bebês pela primeira vez, por conta do trabalho ou até mesmo porque quer que seu filho se adapte desde cedo.
E o que mais vem em mente é:

- Será que o meu filho vai ficar bem?
- Será que lhe vão dar a devida atenção?
- Será que o vão mimar?
- Será…? Será… ?

A maior preocupação dos pais, certamente, é com a adaptação da criança ao ambiente e as novas pessoas que ela irá conviver. Neste caso, o melhor é colocar a criança ainda bebê, mesmo que você não precise e não tenha necessidade de deixá-la em uma creche, quanto mais cedo começar essa adaptação, melhor para a criança.
O ideal seria colocar a criança apenas algumas horas por dia, ir acostumando-a pouco a pouco até que ela se adapte totalmente ao ambiente sem muitos esforços.
Outro ponto importante a ser citado é que, se a criança possui algum objeto que ela goste muito ele deve ser levado com ela, pois isso é uma maneira da criança se sentir mais confortável, e para a ela é como se fosse um substituto materno, ela conquista mais autonomia, se sente mais segura.
A adaptação dos Pais também eé de extrema importância, se não a mais essencial. Muitas vezes a criança não consegue se adequar a nova fase por conta do medo de seus pais. O melhor a fazer é se preparar antes do grande dia, transmitir segurança para seu filho e principalmente sair da creche firme e sem derramar uma lágrima (se possível). Se você passar essa segurança para seu filho ele também vai se sentir mais seguro para enfrentar a nova fase.
Aos poucos a criança vai se adaptando a nova rotina e certa de que no final do dia podem esperar tranquilamente por seus pais, criando assim uma certa estabilidade.

Mas lembrem-se: Cada caso é um caso. Cada criança precisa de seu tempo na adaptação. Deve-se ter paciência neste período e o apoio integral da família.

Passado este período serão só alegrias e aprendizados



2 recadinhos:

Poly disse...

A matéria ficou ótima, tenho certeza que vai ajudar a tranquilizar muitas mamães :)Parabéns Lê, o Blog ta muito bacana. Uma dica de debate: quais os fatores que devemos observar para escolher uma creche-escola?

Leticia Zanotelli disse...

Adorei Poly, vou pesquisar sobre isso. Obrigadaa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...